Como ganhar tração no seu escritório e crescer de forma acelerada?

Em um mercado tão competitivo quanto o jurídico, com mais de 1 milhão de advogados, e com vedação expressa do Código de Ética e Disciplina da OAB para captação de clientela, conseguir se estabelecer no mercado é um desafio para qualquer profissional, mais ainda para os jovens em início de carreira. Os participantes do Programa de Inovação LPBK vivenciam o dilema de traçar estratégias para buscar os primeiros clientes nos seus projetos, que, ao final da competição, podem ser escolhidos para se tornar o novo departamento do escritório. Para auxiliá-los na execução da tarefa semanal que o time tem de entregar, nós recorremos às lições de empreendedorismo do mundo das startups. A oficina, realizada pelos advogados Rhodrigo Deda e Mariana Faria, mostrou de que maneira ganhar tração no mercado jurídico e mirar no crescimento acelerado.

No livro “Tração – Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial de sua base de clientes” [1], Gabriel Weinberg e Justin Mares listam várias maneiras de tirar o ponteiro do zero e sair na frente. Nas palavras deles, “tração é, basicamente, a evidência quantitativa de demanda”. Antes de conhecer as principais estratégias que se aplicam à advocacia, é importante ter em mente uma regra de ouro: concentre-se no desenvolvimento do produto ou serviço tanto quanto na tração, ou seja, dedique tempo para construir uma proposta de valor desejável e, ao mesmo tempo, certifique-se de que, de fato, ela gera interesse no mercado, na medida em que testa os canais mais promissores de comunicação com os clientes.

Diferencie-se

O maior ativo de um advogado é intangível, isto é, o seu capital intelectual é um trunfo para diferenciá-lo da maioria dos profissionais. Quanto tempo você se dedica para se tornar um especialista na área em que atua? A disciplina do estudo deve vir aliada a algumas estratégias de tração. Uma dica valiosa, principalmente para o jovem advogado, é vencer o medo de falar em público e realizar palestras. Além disso, frequentar eventos e feiras de negócios. Estabelecer uma boa rede de network permite que o profissional favoreça a sorte e aumente as chances de estar no lugar certo, na hora certa. Não se esqueça de ter sempre no bolso um cartão de visitas.

Mas não basta ser um especialista, também é preciso parecer um. De que maneira você se comunica com o mercado? Muitos advogados pensam que o marketing é proibido na advocacia, mas, pelo contrário, é uma poderosa ferramenta de tração que, se obedecido os limites éticos, torna-se fundamental para garantir o acesso à justiça. O marketing de conteúdo possibilita a divulgação de informações relevantes sobre os direitos da população e pode ser difundido em blogs e plataformas gratuitas nas redes sociais, outras métodos de tração indicados pelos autores.

Abandone o juridiquês e tenha empatia

O advogado precisa se esforçar para estabelecer uma comunicação inteligível com o seu cliente. Em uma era de agilidade na troca de informações, o “juridiquês” e as longas petições têm de ser abandonados. Escrever de forma clara e simples não significa pobreza de vocabulário ou desleixo com o conteúdo, mas uma busca obsessiva por se fazer compreender perante a audiência. Além de aprimorar a habilidade de redigir, principalmente no cenário digital que exige o aprendizado de técnicas como o SEO, esse esforço também demanda soft skills, a exemplo da empatia, a capacidade de se colocar no lugar do cliente e empacotar serviços ou produtos direcionados à sua necessidade.

Faça testes e mensure resultados

Dentre os 19 canais apontados em “Tração”, nem todos se aplicam a advocacia, mas servem de inspiração para pensar a entrega dos serviços jurídicos de maneira diferenciada, afinal, ganhar tração é resultado de estratégia. De acordo com Weinberg e Mares, o empreendedor deve estabelecer uma meta de tração e isso significa perguntar a si mesmo sobre o seu negócio: de quantos clientes eu preciso e a que taxa de crescimento? Orientar o mindset a dados permite que você realize testes e compare a eficiência de cada estratégia de tração, a fim de empregar a que possibilita conquistar mais clientes a um custo menor.

Aproveite nossa curadoria de conteúdo:

[1] Weinberg, Gabriel; Mares, Justin. Tração – Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial de sua base de clientes. São Paulo: HSM, 2018.