PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROJETOS INOVADORES DE DEPARTAMENTOS JURÍDICOS

EDITAL II – 2019 | LPBK

1) APRESENTAÇÃO

A Lessa, Pilla, Brusamolin e Kavinski Advogados Associados (LPBK) abre o 2º Edital de inscrições para seleção de ideias inovadoras e candidatos que vão participar de seu Programa de Aceleração de Departamentos Jurídicos de Escritório.

A LPBK é especializada em contencioso bancário (ativo e passivo) e recuperação de crédito de instituições financeiras. O escritório tem como foco a solução mais rápida e eficaz dos litígios, evitando que o processo judicial se estenda por longo período de tempo.

O 2º Edital vai selecionar oito equipes lideradas por universitários de Direito regularmente matriculados, bacharéis e advogados, independente do ano de formação, que tenham potencial para desenvolver novos departamentos jurídicos dentro da LPBK, a partir de ideias e procedimentos inovadores.

As equipes deverão ser compostas por dois ou mais integrantes, até o limite de quatro pessoas, que irão participar de um programa de aceleração de três meses, com início em 05 de setembro de 2019 e término em 13 de dezembro de 2019.

Apostando na multidisciplinaridade para um modelo de negócio de sucesso, é facultado aos líderes de equipe que complementem seus times com integrantes que possuam outras formações acadêmicas e competências, tais quais conhecimentos nas áreas de Tecnologia da Informação, Design e Administração, entre outras.

O processo de seleção, condução das atividades do programa, benefícios e contrapartidas da LPBK e dos selecionados são descritos a seguir neste edital.

2) OBJETIVO DESTE EDITAL

O Edital visa: (i) selecionar universitários do curso de Direito, bacharéis e advogados, independente do ano de formação, para um programa de aceleração de departamentos jurídicos inovadores, no prazo de três meses; e (ii) em decorrência do programa de capacitação, identificar potenciais advogados associados para composição de novas áreas de atuação da sociedade LPBK.

3) PÚBLICO-ALVO

3.1. Fica estabelecido como público-alvo:

  • Estudantes de Direito;
  • Bacharéis de Direito;
  • Advogados.

3.2. Os participantes inscritos devem ser maiores de dezoito anos e de quaisquer localidades do Brasil. No entanto, caso sejam selecionados para integrar o programa, devem residir em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), onde as atividades serão executadas presencialmente.

3.3. Os candidatos devem realizar a inscrição em grupo, montando um time de, no mínimo, dois integrantes até o limite de quatro pessoas, para desenvolver a ideia de departamento jurídico inovador a que estão se propondo.

3.4. As equipes poderão ter integrantes que sejam profissionais de outras áreas de formação, tais quais Tecnologia da Informação, Design e Administração, entre outras afins.

3.4.1. Ressalva-se que, embora profissionais de outras áreas possam participar do programa, eles não serão contratados pelo Escritório ao final do programa. Poderão, entretanto, integrar empresas de tecnologia parceiras da LPBK, como Preâmbulo, Oystr, Acordo Fechado e Jurimetric, caso seja de interesse da LPBK e suas parceiras.

3.5. É facultado aos funcionários que já fazem parte da LPBK e de empresas parceiras se inscreverem no programa.

4) ESCOPO DO PROJETO 

4.1. O projeto a ser inscrito deve ter como objeto a construção de um departamento jurídico inovador, com nicho de mercado e público-alvo bem definidos.

4.2. Este edital não visa diretamente selecionar projetos de tecnologia, mas nada impede que, futuramente, o departamento jurídico sugerido possa gerar um processo de spin off, surgindo uma lawtech.

4.3. O Escritório busca projetos que não tenham relação com a sua área de expertise, a saber, bancária. As ideias devem abordar outros ramos de atuação, portanto.

5) BENEFÍCIOS

5.1. Aos escolhidos para participar do Programa de Aceleração, a LPBK oferece:

5.1.1. Três meses gratuitos de capacitação e treinamento para estruturar o modelo de negócios, da ideia aos primeiros clientes, com um encontro semanal, às quintas-feiras, das 19h às 22h;

5.1.2. Espaço físico para desenvolver as atividades nas sedes do escritório em Curitiba e Porto Alegre nos seguintes endereços: i) Rua Padre Anchieta, 2286, sobreloja – Bigorrilho, CEP 80730-000, Curitiba (PR); e ii) na Av. Protasio Alves, 2461, CJ. 503 – Petrópolis, CEP 90410-006, Porto Alegre (RS).

5.1.3. Mentorias;

5.1.4. Acesso à rede de relacionamento da LPBK e empresas parceiras;

5.1.5. Marketing completo do projeto apresentado, se houver aporte de investimento;

5.1.6. Possibilidade de contratação ao final do Programa para desenvolver novas frentes de atuação do Escritório.

5.1.7. A contratação para atuar na LPBK é ato facultativo dos organizadores e pode ocorrer em duas oportunidades: (i) após o término da fase de Pré-aceleração; e (ii) ao final do Programa.

6) CONTRAPARTIDA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA

6.1. Como contrapartida, os selecionados pelo Programa devem:

6.1.1. Participar das capacitações ofertadas, com frequência de, pelo menos, 80%;

6.1.2. Realizar a entrega de atividades e relatórios estabelecidos para o desenvolvimento da ideia de negócio do departamento jurídico inovador.

7)  INSCRIÇÃO

7.1. As inscrições são gratuitas e serão realizadas pelo site inovacao.lpbk.adv.br.

7.2. No formulário online de inscrição, os candidatos deverão:

7.2.1. Definir a composição do grupo, informando os dados pessoais, como nome completo, endereço, CPF, telefone e email.

7.2.2. Anexar o currículo de cada um dos candidatos;

7.2.3.  Incluir o link de um vídeo no formato de pitch, de no máximo dois minutos, que explique a ideia de departamento jurídico que querem trabalhar ao longo do Programa e que demonstre o motivo pelo qual a abordagem que irão empregar é inovadora.

8) PRAZO DE INSCRIÇÃO

8.1. As inscrições estão abertas até o dia 28 de agosto de 2019, podendo ser prorrogadas.

8.2. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

10) PROCESSO DE SELEÇÃO

9.1. O processo de seleção ocorre em duas fases: (i) inscrição no site, com análise do currículo e do vídeo explicativo da ideia de negócio jurídico inovador; (ii) entrevista dos candidatos.

9.2. O resultado dos selecionados para entrevista será divulgado no dia 27 de agosto pelo site inovacao.lpbk.adv.br.

9.3. As entrevistas serão realizadas nos dias 29 e 30 de agosto, no formato de pitch, em que os candidatos vão defender sua ideia de negócio jurídico perante os sócios da LPBK.

9.3.1. Os candidatos selecionados que não residirem em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) serão entrevistados por videoconferência.

9.4. O resultado final dos selecionados para o programa será divulgado no dia 02 de setembro, pelo site inovacao.lpbk.adv.br.

9.5. Ao final do processo de seleção, serão escolhidas oito equipes para participar do programa.

9.6. Os resultados de todas as etapas do processo de seleção não são passíveis de recurso.

9) O PROGRAMA

9.1. O programa ocorrerá em duas fases: (i) Pré-aceleração; e (ii) Aceleração.

9.2. A fase de Pré-aceleração tem duração de três meses e será composta por três etapas: (i) Descoberta; (ii) Validação; (iii) Criação de Mercado.

9.2.1. A etapa de Descoberta tem duração de um mês, no qual os participantes vão levantar informações sobre o mercado em que pretendem atuar, visando identificar riscos, oportunidades e diferenciais necessários para que possam se posicionar de forma estratégica.

9.2.2. A etapa de Validação tem duração de um mês, no qual os participantes vão montar um roteiro de atividades e lançar o produto ou serviço, a fim de certificar que a ideia de negócio jurídico é de interesse de um segmento de mercado.

9.2.3. A etapa de Criação de Mercado tem duração de um mês e, a partir dela, os participantes vão trabalhar estratégias inovadoras para escalar suas atividades.

9.3. Cada uma das etapas terá uma banca eliminatória de apresentação no formato pitch, em que uma ou mais equipes podem deixar o programa, a critério e conveniência da LPBK.

9.4. É facultado aos sócios da LPBK contratar os profissionais que completaram o programa para construir um novo departamento jurídico no Escritório, passando, portanto, para a fase de Aceleração.

11) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PERMANÊNCIA

Para seleção e permanência dos participantes no Programa serão considerados os seguintes critérios:

Critérios de Avaliação
Critérios de seleção Critérios de Permanência
  • Análise do perfil dos participantes com base no espírito de liderança e empreendedorismo;
  • Potencial de mercado;
  • Disponibilidade do participante ou equipe;
  • Capacidade de execução do participante ou equipe.
  • Avaliação do conjunto (equipe, comportamento, ideias);
  • Disponibilidade do participante ou equipe;
  • Capacidade de execução do participante ou equipe;
  • Qualidade das entregas.

12) LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

O programa vai ser realizado nas sedes da LPBK em Curitiba e Porto Alegre, nos seguintes endereços: i) Rua Padre Anchieta, 2286, sobreloja – Bigorrilho, CEP 80730-000, Curitiba (PR); e ii) Av. Protasio Alves, 2461, CJ. 503 – Petrópolis, CEP 90410-006, Porto Alegre (RS).

13) – CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Datas Ações
Até 25/08/2019 Inscrições abertas
27/08/2019 Resultado dos selecionados para entrevista
29 e 30/08/2019 Entrevista
02/09/2019 Resultado final da seleção
05/09/2019 Início do Programa de Inovação Aberta LPBK
12/09/2019 Início da fase de Pré-aceleração: i) Descoberta; ii) Validação e iii) Criação de Mercado, e Aceleração
13/12/2019 Fim do Programa de Inovação Aberta LPBK

 

14) – CONSIDERAÇÕES FINAIS

14.1. Ao início do Programa, os candidatos selecionados assinarão um termo de confidencialidade sobre as atividades desenvolvidas.

14.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Programa e pelos sócios da LBPK.

14.3. A coordenação do Programa resguarda-se ao direito de aditar este edital a qualquer momento.